Referência em educação ambiental, Associação Caatinga atua ativamente na formação de pessoas

Ações para além da sala de aula contemplam aluguel de exposições e amplo acervo de material didático gratuito

O Dia da Educação Ambiental, celebrado no dia 26 de janeiro, é uma data voltada para valorizar ações que promovam a divulgação de conhecimento e a importância dos cuidados com a natureza. Para além das atividades de proteção do bioma, a Associação Caatinga se destaca, ao longo dos seus mais de 26 anos de existência, também pela atuação como um agente formador na sociedade. Com projetos voltados para escolas, comunidades, empresas e organizações, a instituição já capacitou cerca de 800 professores e alcançou aproximadamente 33.000 estudantes de mais de 90 escolas.

“A educação ambiental contextualizada ao semiárido, à Caatinga, tem o poder de promover uma sensibilização sobre o papel de cada um na preservação da única floresta 100% brasileira. Nós acreditamos na construção de um saber coletivo, combinando o conhecimento das pesquisas científicas com as vivências das comunidades que vivem no bioma”, destaca Cássia Pascoal, Coordenadora de Relacionamento Comunitário e Educação Ambiental da Associação Caatinga.

Um dos projetos símbolo da entidade, o projeto “No Clima da Caatinga”, realizado em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, já alcançou mais de 82 mil pessoas, entre alunos, professores e agricultores, ao longo de quatro fases executadas desde 2011. São exposições, capacitações, oficinas e outras campanhas educativas para promover o cuidado com o bioma.

Essa trajetória, marcada pela promoção da educação em temas ambientais do semiárido, desenvolve-se em múltiplas frentes, com ações que vão bem além da sala de aula. A associação promove cursos específicos, palestras e consultorias ambientais, tudo com o objetivo de transformar a percepção da comunidade sobre a Caatinga. Ao estimular práticas sustentáveis de preservação da natureza, a entidade age ativamente para combater visões reducionistas que historicamente desvalorizam o único bioma exclusivamente brasileiro.

O leque de possibilidades no campo educacional ainda contempla a ampla produção de material didático e o empréstimo de exposições. É possível alugar a mostra “Todos Contra a Caça”, voltada à sensibilização sobre os impactos da caça e suas consequências ambientais e sanitárias, e a “Conheça e Conserve a Caatinga”, com 15 banners e réplicas de animais em tamanho real, que apresenta a biodiversidade do bioma.

A Associação Caatinga ainda oferece uma vasta biblioteca digital de cartilhas, manuais, livros e revistas totalmente gratuitos e replicáveis, focados no fortalecimento da identidade ambiental e sociocultural do semiárido. Todo o material está disponível no link: https://www.acaatinga.org.br/biblioteca/

Mais informações sobre o projeto “No Clima da Caatinga”

O Projeto “No Clima da Caatinga” atua no semiárido brasileiro desde 2011 para mitigar efeitos do aquecimento global, apoiar a adaptação climática de comunidades rurais e conservar a Caatinga, seus recursos hídricos e a fauna local, como o tatu-bola. O projeto é realizado pela Associação Caatinga em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

A base do projeto é a Reserva Natural Serra das Almas, RPPN com 6.285 hectares, localizada entre Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). Ao redor da reserva, 40 comunidades rurais, com cerca de 4 mil famílias, recebem apoio direto das ações do projeto.

Sobre a Associação Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.