Voluntariado

LIGA DA CAATINGA, O PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DA ASSOCIAÇÃO CAATINGA

O objetivo deste programa é envolver as pessoas interessadas em contribuir com as ações executadas pela Associação Caatinga para que tenham um maior contato com iniciativas de conservação e ajam como multiplicadores na proteção do meio ambiente.

 

A Liga da Caatinga é um grupo de indivíduos dispostos a unir esforços para melhorar a conservação e a preservação desta floresta, por meio da doação de suas habilidades, energia e tempo em atividades que subsidiam, direta ou indiretamente, a realização de iniciativas socioambientais desempenhadas pela Associação. Ao ingressar no voluntariado você se torna um agente de transformação em benefício da sociedade e do cuidado com a natureza.

“O voluntariado é sobre trocas – de experiências, conhecimentos, serviço, apoio, cidadania, cuidado – existindo um ganho para todos os atores envolvidos e potencializando os esforços em prol de um objetivo comum.”

As áreas de atuação disponíveis para o engajamento do(a) voluntário(a) na instituição são:

  • Administração;
  • Comunicação;
  • Apoio à criação e gestão e áreas protegidas;
  • Manejo e Conservação;
  • Educação Ambiental;
  • Pesquisa, Monitoramento e Gestão da Informação;
  • Restauração Florestal;
  • Tecnologias Socioambientais.

 

Entendemos que, em cada voluntário(a), existe um potencial agente mobilizador pela conservação que pode contribuir atuando, aprendendo e ensinando. Dessa forma, o programa de voluntariado irá possibilitar aos voluntários(as) um amplo escopo de experiências atreladas às atividades e trabalhos que a Associação Caatinga desenvolve, divididas por áreas de atuação e expertise dentro da instituição.

 

O arquivo abaixo é o documento norteador do Programa de Voluntariado da Associação Caatinga. Nele você irá saber o funcionamento do Programa, os direitos e deveres do(a) voluntário(a) e as atividades passíveis de serem desenvolvidas.

“Serviço voluntário é a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim (lei nº 9.608/1998)”.

Confira os editais da Liga da Caatinga

A leitura do edital é fundamental para realizar a inscrição.

1º edital
Período de inscrição: 30 de agosto ao dia 11 de setembro.