13 nov O que o NCC pode fazer em quadrimestres?
O No Clima da Caatinga (NCC) trabalha em quadrimestres, ou seja, a cada quatro meses um relatório geral enumera as ações já realizadas pelo Projeto. O NCC está em sua terceira fase e decidimos mostrar para vocês quais foram os números alcançados no terceiro quadrimestre, entre julho e outubro de 2018.
– 28 pessoas capacitadas em coleta e manejo de sementes
– 15 pessoas capacitadas em meliponicultura
– 61,9 hectares de áreas restauradas monitoradas
– 21 colaboradores capacitados em Primeiros Socorros
– 58 pessoas capacitadas em compostagem
– 50 recipientes de coleta seletiva distribuídos
– 169 pessoas capacitadas em resíduos sólidos
– Novos registros de Onças-Pardas
– Levantamentos socioeconômicos nas comunidades
– 30 cisternas em construção
– 73 professores capacitados em educação ambiental
– 2 sessões do Cine Tela Verde
– 2364 estudantes atingidos com exposições ambientais
– 2 ferramentas lúdicas produzidas
– 1 oficina ambiental
– Realização do 1° Torneio Tatu Bola
– 2 comunidades atingidas com a “Campanha Todos Contra a Caça”
Além dessas ações, outras atividades ainda estão em fase de elaboração para serem executadas nos próximos quadrimestres do NCC. O projeto busca atrelar a disseminação de tecnologias sociais à geração de renda familiar através de atividades de educação ambiental, comunicação e preservação e conservação da fauna e flora caatingueira. As ações do No Clima da Caatinga acontecem nas comunidades ao redor da Reserva Natural Serra das Almas, Unidade de Conservação localizada entre os municípios de Crateús/CE e Buriti dos Montes/PI. Ao total, 38 comunidades são atendidas pelo projeto.
A equipe do No Clima da Caatinga se alegra com os resultados alcançados e espera que esses números sejam ainda maiores nos próximos quadrimestres. O desenvolvimento da Caatinga e a convivência com o semiárido, aprendendo a respeitar e usufruir da melhor maneira dos serviços ecossistêmicos.
O Projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.