A Meliponicultura e o Dia Mundial da Abelha

Provavelmente você já ouviu falar em apicultura. Mas e em meliponicultura? Já escutou algo sobre? Em comemoração ao Dia Mundial da Abelha, que vai acontecer no próximo domingo, 20, a equipe do No Clima da Caatinga (NCC) decidiu explicar para vocês o que significa esse termo.

Meliponicultura é o nome dado à criação racional de abelhas com ferrão atrofiado (popularmente conhecidas como “abelhas sem ferrão”). Rico em vitaminas e minerais, o mel proveniente dessa prática é conhecido pelo seu poder medicinal e já era aproveitado pelos povos indígenas antes mesmo da colonização brasileira.

Tendo em vista o caráter sustentável da meliponicultura, o projeto No Clima da Caatinga traz a disseminação dessa atividade como um de seus principais objetivos. A ideia é promover essa prática em comunidades do Ceará e Piauí a fim de conservar e proteger o bioma Caatinga, além de viabilizar uma renda extra para as famílias do semiárido.

Desde 2011 foram capacitadas pelo NCC 282 pessoas em meliponicultura. No momento há 123 famílias com colmeias em suas residências. A criação dessas abelhas é acompanhada pela equipe do Projeto de forma periódica. Para a fase atual do NCC a ideia é disseminar essa tecnologia para mais 40 pessoas. Também serão realizadas três capacitações de 16h nas comunidades escolhidas.

O mel das abelhas “sem ferrão” representa uma alternativa de renda para a população da Caatinga. Comercializar algumas garrafas deste produto pode fornecer grande parte do sustento familiar. O fato desse inseto ter um ferrão atrofiado traz diversas alternativas para a prática, como por exemplo o maior envolvimento das comunidades no manejo e a criação próxima a residências rurais ou urbanas.

É importante lembrar que criar estas abelhas significa atuar em sua preservação. Esses insetos são parte integrante do nosso ecossistema local e devem ser tratados com cuidado e respeito. Só no Brasil existem mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão, destas, 100 correm risco de serem extintas.

Leia esta cartilha do No Clima da Caatinga para entender um pouco mais sobre o desenvolvimento da meliponicultura, transporte de abelhas, colheita, cuidados necessários e muito mais:

O projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Socioambiental e Governo Federal.