16 maio Coletores de resíduos sólidos serão distribuídos em comunidades do Ceará e Piauí
Chegaram, no escritório da Associação Caatinga em Crateús, 50 recipientes coletores de resíduos sólidos. Este material faz parte de uma das das ações do Projeto No Clima da Caatinga, que visa a reposição dos coletores nas comunidades localizadas ao entorno da Reserva Natural Serra das Almas. A intenção é facilitar a coleta seletiva das famílias beneficiadas, separando o lixo seco do orgânico. O projeto também pretende enviar o material reciclável das famílias para a RECICRATIU – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Crateús.
Ainda faltam alguns preparativos para o início da distribuição. É preciso colocar adesivos de identificação e fazer alguns furos nos recipientes para que não acumulem água. Comunidades cearenses como Queimadas, Lagoas e Tabuleiro serão beneficiadas com a ação. Nesta fase do projeto, comunidades do Piauí também irão receber os coletores. A distribuição completa deve acontecer até o começo de junho
A equipe do No Clima da Caatinga ainda irá realizar cinco sensibilizações sobre resíduos sólidos e capacitar 40 pessoas em compostagem. Além do acompanhamento, os participantes receberão material didático para facilitar a fixação do aprendizado. Este processo de ensino pode inclusive aumentar a renda das famílias beneficiadas, pois o reaproveitamento dos resíduos orgânicos para a produção de adubo pode ter fins comerciais.
Desde 2011 foram sensibilizadas 828 pessoas e 218 capacitadas na produção de composto orgânico, além das 19 composteiras que foram construídas em 18 comunidades. Em relação aos resíduos sólidos, 13 comunidades receberam 82 coletores.
Na maioria das comunidades rurais os resíduos são jogados a céu aberto ou queimados. Essa prática inadequada aumenta o risco de poluição atmosférica, hídrica e do solo, além da chance de comprometer a saúde das pessoas e contaminar os alimentos produzidos nas lavouras.
O Projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras e por meio do Programa Socioambiental e Governo Federal.