08 fev No Clima da Caatinga realiza capacitação sobre brigadas contra incêndios florestais
Como prevenção e preparação para possíveis queimadas, a equipe do No Clima da Caatinga realizou mais uma capacitação sobre brigadas contra incêndios florestais. O treinamento aconteceu durante os dias 26 e 27 no Centro Ecológico Samuel Johnson da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA).
No sábado (26) moradores das comunidades de Besouro, Cabeças, Assentamento Xavier e Assentamento Padre Alfredinho participaram do momento. Já no domingo (27) foi a vez dos habitandes de Nazário e Jatobá Medonho. O objetivo é realizar capacitações como essa de maneira periódica a fim de manter os protocolos de segurança sempre atualizados. Assim a equipe do No Clima da Caatinga se mantém preparada para qualquer eventualidade.
Prevenção
Além das capacitações sobre brigadas contra incêndios o Projeto No Clima da Caatinga realiza uma série de intervenções preventivas para proteger a RNSA. Na sede da Reserva existem duas estações metrológicas que recolhem dados das mudanças climáticas. O uso de drones para mapeamento florestal também é outra tática do NCC para a possibilidade de incêndios com proporções extensas.
Incêndios na RNSA
Em novembro de 2018 , um incêndio florestal atingiu a Reserva Natural Serra das Almas. Na época, famílias de comunidades locais, colaboradores do No Clima da Caatinga, o Corpo de Bombeiros de Crateús e o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), conteram as chamas durante três dias.
A Reserva Natural Serra das Almas é uma Unidade de Conservação classificada como Reserva Particular do Patrimônio Natural que possui 6.285 hectares de área protegida, localizada entre os municípios de Crateús-CE e Buriti dos Montes-PI. Possui três nascentes, espécies ameaçadas de extinção e contribui para a manutenção da biodiversidade e de serviços ecossistêmicos fundamentais para a sobrevivência.
O projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀