incêndios florestais

Incêndios florestais na caatinga: Como prevenir?

Entre os meses de maio e dezembro a falta de chuva e os focos de calor marcam a Caatinga. Devido essas características climáticas o número de incêndios florestais aumenta significativamente nessa época. Mais de 17km² de Caatinga foram queimados entre maio e outubro de 2018, segundo o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Os motivos são diversos: altas temperaturas, bitucas de cigarro jogadas na mata, garrafas de vidro, incêndios criminosos etc. 

Diante desse cenário, o No Clima da Caatinga (NCC) realiza uma série de intervenções preventivas para proteger a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), como por exemplo a instalação de duas estações meteorológicas para recolher dados das mudanças climáticas. A criação de brigadas de controle de incêndios e o uso de drones para mapeamento florestal também são algumas das táticas do NCC para diminuir a possibilidade de incêndios. Ministrar cursos em controle de chamas para a equipe do Projeto é outra estratégia realizada periodicamente.  

Incêndio na RNSA

Porém, apesar de todas a prevenção, um incêndio florestal atingiu a Reserva Natural Serra das Almas. O fogo começou na manhã de terça-feira, 13, e foi avistado por um morador da comunidade cearense Padre Alfredinho que informou a situação à equipe do No Clima da Caatinga. Ao perceber a gravidade do incêndio, nossos colaboradores acionaram o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e o Corpo de Bombeiros de Crateús.

Após horas de trabalho, as chamas foram controladas na madrugada da quarta-feira, 14. Porém, na quinta, 15, os focos de incêndio voltaram a ganhar força e causaram mais danos à fauna e flora da região, mas devido ao esforço da equipe do NCC, Prevfogo, Bombeiros e moradores da comunidade Padre Alfredinho o incêndio foi contido. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. 

Queremos ressaltar o empenho de todos os envolvidos no combate ao fogo. Nosso trabalho é árduo, difícil e, muitas vezes, não reconhecido. Esse incêndio mostra o risco de anos de preservação podem serem destruídos em poucas horas. Mas independente de qualquer coisa, nós estamos prontos para defender aquilo que amamos

O Projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.