curso de Atendimento Pré-Hospitalar

Curso de Atendimento Pré-Hospitalar é realizado na Reserva Natural Serra das Almas

O que fazer quando alguém se machuca? E se o acidente acontecer em um local de difícil acesso, como numa trilha, por exemplo? Quais os procedimentos que devem ser tomados? Esses questionamentos levaram a Associação Caatinga a realizar o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar, nos dias 28 e 29 de julho, para os profissionais do No Clima da Caatinga que trabalham na Reserva Natural Serra das Almas. Foi um final de semana de treinos práticos e teóricos para capacitar os guardas-parques e os guias a fim de prepará-los para trazer confiança e segurança aos visitantes.

Com o objetivo de facilitar o curso, os enfermeiros Germano Cavalcante e Adriana Bessa da Four Life, empresa especializada na área de saúde, foram convidados para ministrar o treinamento pré-hospitalar. Segundo Germano, que além de instrutor também é enfermeiro do SAMU, “o destino do ferido está na mão de quem aplica o primeiro curativo, ou seja quem vai aplicar o primeiro atendimento são os funcionários daqui, então eles têm que estar preparados e acima de tudo saber o que fazer”.

O curso de Atendimento Pré-Hospitalar teve duração de 20h e contou com treinamento nos seguintes temas: imobilização, reanimação cardiorespiratória, desengasgo, leitura de sinais vitais e bandagens. Ainda foram simulados acidentes nas trilhas da reserva com ajuda dos guarda-parques como forma de treinar e preparar a equipe para uma possível problemática com os visitantes.

Francisco Edvaldo, guia de ecoturismo da RNSA, afirma que após o curso se sente “mais preparado, mais confiante e agora temos mais noção do que fazer em horas difíceis”. Apesar do treinamento árduo, Francisco lembra a importância de continuar praticando o que foi aprendido na capacitação: “tem que treinar para se aperfeiçoar”.

O projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.