canteiros-biosépticos

No Clima da Caatinga distribui Canteiros Biosépticos e realiza capacitações em comunidades rurais

Durante os meses de novembro a fevereiro, o projeto No Clima da Caatinga (NCC) realizou uma série de capacitações focadas em canteiros biosépticos, promovendo o saneamento rural sustentável para as comunidades no entorno da Reserva Natural Serra das Almas, uma área de conservação de 6.285 hectares localizada entre Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). Ao todo, foram conduzidas cinco sessões de capacitação, cada uma com duração de oito horas, e contaram com a participação de 57 membros.

Imagens das capacitações

Durante esses encontros, a equipe do NCC buscou apresentar a tecnologia, esclarecer dúvidas, distribuir cartilhas e oferecer suporte para reparos e outras questões relacionadas à manutenção dos equipamentos. Essas capacitações estão alinhadas com o propósito de promover o saneamento básico nessas comunidades rurais. Nesse sentido, o projeto está implantando 75 canteiros biosépticos para as famílias dessas áreas.

Funcionamento dos Canteiros Biosépticos

Os canteiros biosépticos, também conhecidos como fossas verdes ou fossas de bananeira, são estruturas que filtram as águas provenientes dos vasos sanitários, reutilizando o líquido para o cultivo de plantas. As águas saem do banheiro e das fossas da casa e vão em direção ao canteiro onde os organismos digerem os dejetos e utilizam o material orgânico para “adubar” as árvores. Essa prática, além de prevenir doenças e problemas ambientais, também contribui para a geração de renda ao tornar os quintais das famílias mais produtivos. Para mais informações sobre essa tecnologia, acesse a cartilha.

Além da distribuição de canteiros, o No Clima da Caatinga também está construindo 12 banheiros para os lares das comunidades rurais. Essa medida visa melhorar o tratamento do esgoto doméstico, reduzindo os desafios diários enfrentados pelas famílias do semiárido devido à falta de saneamento básico, o que afeta diretamente a saúde e o bem-estar dos sertanejos.

O projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.