Canteiro Bioséptico – confira a cartilha!

O No Clima da Caatinga está lançando a Cartilha Digital sobre Canteiro Bioséptico, com o objetivo de gerar mudanças significativas para os moradores do semiárido e promover uma melhor interação com os recursos naturais. O material  faz parte integrante do Programa de Tecnologias Sustentáveis do Projeto No Clima da Caatinga, que é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Para acessar e fazer download do material na íntegra clique aqui!

O que é o canteiro bioséptico?

O canteiro bioséptico, também conhecido como “fossa de bananeiras” funciona como um tratamento natural de esgoto doméstico. É um sistema de filtragem que trata a “água negra” das residências e reaproveita para o cultivo de plantas. A “água negra” sai do banheiro e das fossas da casa, atravessa o subsolo e vai em direção ao canteiro onde os organismos digerem os dejetos e utilizam o material orgânico para “adubar” as árvores. Essa estrutura além de transformar dejetos em material orgânico rico para plantações, evita doenças e problemas ambientais causados pelo descarte incorreto de dejetos e fezes que se acumulam nos quintais das casas.

Por que os canteiros são importantes?

O saneamento básico no Brasil, especialmente em zonas rurais, é uma questão delicada, pois nem todos os brasileiros têm acesso a tratamento de esgoto de qualidade. De acordo com a pesquisa feita pelo Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS) em 2019, a região Nordeste apresenta uma população de 15,5 milhões de cidadãos atendidos por esgotamento sanitário, sendo que 15 milhões residem na zona urbana, ou seja, a zona rural sofre com um déficit considerável de saneamento. Essa falta de atendimento adequado, pode acarretar no surgimento de doenças causadas por veiculação hídrica de má qualidade, afetando a saúde e o bem estar. Dessa forma, o canteiro serve como uma alternativa de tratamento do esgoto para essas essas comunidades.

Ações do NCC

O projeto irá distribuir 75 canteiros biosépticos para famílias parceiras que vivem no entorno da Reserva Natural Serra das Almas, unidade de conservação localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). Essas famílias receberão as cartilhas em capacitações, onde aprenderão a usar a tecnologia da melhor forma. Além disso, depois da instalação, os canteiros são monitorados pelos agentes do NCC que asseguram o funcionamento correto dos canteiros.

Projeto No Clima da Caatinga

O NCC atualmente está em sua quarta fase e trata-se de um projeto inovador que está em implementação desde 2011 e alia ações de conservação e de desenvolvimento local sustentável, mobilizando a população do semiárido em defesa da Caatinga e promovendo alternativas de geração de renda. O NCC gera resultados e impactos importantes na melhoria da qualidade de vida da população nordestina, na conservação da Caatinga e na diminuição de efeitos potencializadores do aquecimento global.