serra-das-almas

Associação Caatinga adquire drone termal para monitorar a Serra das Almas

A Associação Caatinga, instituição que realiza o projeto No Clima da Caatinga (NCC) desde 2011, adquiriu um drone termal, o DJI Mavic 3, para monitorar a Reserva Natural Serra das Almas. O drone é um equipamento profissional que possui lentes térmica de alta resolução e é utilizado para medir a temperatura de áreas, urbanas ou rurais, a fim de emitir alertas sobre possíveis incêndios e zonas de calor. A Serra das Almas é uma unidade de conservação privada de 6285 hectares de extensão e está localizada na divisa entre Crateús (CE) e Buriti dos Montes.

Com a aquisição do drone, a equipe do NCC irá fortalecer o monitoramento da região contra incêndios florestais, uma vez que o uso do dispositivo contribui para a rápida tomada de decisão, o que pode ser o diferencial para o controle eficaz de possíveis focos de fogo.

Para garantir a preservação da Serra das Almas, outras medidas são implementadas de forma rotineira na unidade. A Reserva conta com uma equipe de brigadistas que está munida de equipamentos de combate a incêndios e que passa por constantes capacitações.

Modernização e Reforço do Sistema de Monitoramento

Com o objetivo de fortalecer ainda mais o monitoramento da região, o projeto NCC modernizou as ferramentas de comunicação da unidade, bem como a infraestrutura de vigilância do local por meio de estações meteorológicas e torres de observação. Essas ações são fundamentais para garantir a integridade da área protegidae  combater atividades ilegais, como a caça.

Entre as iniciativas já implementadas pelo projeto, destacam-se:

  • Reforma de 60 quilômetros de aceiros;
  • Renovação de 5 quilômetros de cerca;
  • Aquisição de 4 kits de brigadas contra incêndios;
  • Substituição de 1 torre de comunicação;
  • Aquisição de 7 baterias para sistemas de energia solar.

Reserva Natural Serra das Almas

Com uma extensão de 6.285 hectares, a Reserva abriga uma grande variedade de espécies da Caatinga, incluindo várias que estão ameaçadas de extinção. São 235 espécies de aves, 52 de répteis, 793 de plantas, 33 de anfíbios e 49 de mamíferos, todas beneficiadas pela preservação desse ambiente..

Além de sua importância para a biodiversidade, a Reserva também desempenha um papel fundamental na manutenção do ciclo hidrológico regional, preservando quatro nascentes e evitando o escoamento de aproximadamente 4,8 bilhões de litros de água por ano. Além disso, estima-se que a área armazene cerca de 1.647.239,37 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e) anualmente, contribuindo assim para a mitigação das mudanças climáticas.

O projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.