vem-passarinhar

Vem Passarinhar CE foi realizado na Reserva Natural Serra da Almas.

Durante o último final de semana, entre os dias 05  07 de Agosto, aconteceu o 33° Vem Passarinhar CE, evento que estimula a observação de aves, prática conhecida mundialmente como birdwatching (observação de pássaros). A ação faz parte do projeto No Clima da Caatinga (NCC), iniciativa da Associação Caatinga (AC) com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O evento foi realizado na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), unidade de conservação gerida pela AC desde 2000, e contou com caminhadas pelas trilhas da reserva para observação e registros fotográficos de aves. 

A Serra das Almas foi escolhida para receber o evento por ser um local de biodiversidade conservada e protegida. Com 6285 hectares de extensão, a área é a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará e está localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).

Além disso, a RNSA é abrigo para aquilo que mais interessa aos observadores de aves: uma fauna diversa e conservada. A área protegida pela equipe do No Clima da Caatinga abriga mais de 230 espécies de aves, muitas dessas ameaçadas de extinção e/ou endêmicas, ou seja, que só existem no bioma Caatinga. 

A 33° edição do Vem Passarinhar CE foi fechada para convidados e participaram observadores de aves da região, pesquisadores, ornitólogos, jornalistas, guias e outros profissionais. Também contou com a presença da vencedora do sorteio realizado nas redes do NCC, que arcou com todos os custos da viagem de Fortaleza até Crateús.

Samuel Portela, coordenador técnico do No Clima da Caatinga, explica que um dos objetivos da iniciativa foi “ incluir, cada vez mais, a Reserva Natural Serra das Almas nos roteiros dos observadores de pássaros do meio nacional e internacional, além de apresentar esse paraíso da conservação para quem ainda não o conhece”.

A Associação Caatinga faz parte do Grupo de Assessoramento Técnico do Plano Ação Nacional para Conservação das Aves da Caatinga (PAN Aves da Caatinga) e uma de suas metas como articuladora é promover ações de educação ambiental e campanhas de combate à caça e ao tráfico destas aves. A Reserva Natural Serra das Almas possui, inclusive, um guia sobre as aves da região. O material pode ser adquirido por meio do site da instituição. (https://www.acaatinga.org.br/produto/guia-de-aves-rnsa/

A RNSA dispõe de guias e está aberta para visitação todos os dias da semana. O agendamento da visita deve ser realizado com pelo menos quatro dias de antecedência, através do telefone (88) ‪9955-6570‬ ou e-mail:  caatinga@acaatinga.org.br.

Vem Passarinhar

O Vem Passarinhar foi criado pelo Observatório de Aves – Instituto Butantan, em 2014. O objetivo da iniciativa é promover a conexão das pessoas com a natureza e, ao mesmo tempo, envolvê-las no monitoramento das aves dentro do conceito de ciência cidadã. “O Vem Passarinhar busca contribuir com a gestão de áreas protegidas por meio da sensibilização ambiental, sempre promovendo discussões sobre caça, captura e tráfico de aves, além de proporcionar aos participantes um contato maior com a natureza”, destaca Cecília Licarião, coordenadora do Vem Passarinhar CE. 

Mais informações sobre a Serra das Almas

A Reserva Natural Serra das Almas é a maior RPPN do Ceará e resguarda quatro nascentes, sete trilhas ecológicas, exposições e réplicas de animais em tamanho real. O espaço também oferece alojamento com refeitório, dormitório e loja física para os visitantes. Além disso, o local é reconhecido pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela interação com as comunidades rurais do seu entorno.

A Serra das Almas também contribui significativamente com a biodiversidade da Caatinga, pois evita o escoamento de 1,5 bilhão de litros de água e estoca quase 600 mil toneladas de carbono, além de sequestrar, anualmente, mais de 23 mil toneladas de carbono da atmosfera.

Projeto No Clima da Caatinga

O Projeto No Clima da Caatinga tem patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e atualmente está na quarta fase. Trata-se de um projeto inovador que alia ações de conservação e de desenvolvimento local sustentável, mobilizando a população local em defesa da Caatinga e gerando alternativas de geração de renda para a população do semiárido. O projeto, que surgiu em 2011, gera resultados e impactos importantes na melhoria da qualidade de vida do sertanejo, na conservação da Caatinga e na diminuição de efeitos potencializadores do aquecimento global.

Sobre a Associação Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.