O projeto

Desde
2011

Desde
2011

(veja a linha do tempo)

O No Clima da Caatinga atua no semiárido brasileiro desde 2011 e atualmente está em sua quinta fase. O objetivo do projeto é contribuir para a mitigação de efeitos potencializadores do aquecimento global, para a adaptação climática de comunidades rurais envolvidas, para a proteção dos recursos hídricos, das florestas e do tatu-bola, por meio de ações integradas de conservação da Caatinga.

Associação
Caatinga

(quem é a AC?)

Associação
Caatinga

(quem é a AC?)

O No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga, uma Organização da Sociedade Civil, não governamental e sem fins lucrativos que, desde 1998, atua com a missão de conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza.

Área de
abrangência

(veja o mapa)

Área de
abrangência

A base central do trabalho do No Clima da Caatinga é a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), unidade de conservação na categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), gerida pela Associação Caatinga. A área possui 6.285 hectares de extensão e está localizada entre Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). Ao redor da RPPN existem 40 comunidades rurais que abrigam cerca de 4 mil famílias, que são atendidas pelas ações do projeto.

Aderência
ao ODS

As ações do No Clima da Caatinga estão alinhadas a três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao 6º, que busca garantir disponibilidade de água limpa para todos; ao 13º que trata de mudanças climáticas e ao 15º que é focado na proteção e recuperação dos ecossistemas terrestres. Também há aderência aos ODS 1, 2, 3, 5, 10, 12 e 17.

Linhas de
atuação

O No Clima da Caatinga atua por meio de sete linhas ação: Criação e gestão de áreas protegidas, restauração florestal, políticas públicas ambientais, tecnologias sociais, educação ambiental, comunicação e fomento à pesquisa.

Nossos números

33.309

PESSOAS DIRETAMENTE ATENDIDAS

117.409

PESSOAS ATINGIDAS COM AÇÕES DE ED. AMBIENTAL

1.038

TECONOLOGIAS SOCIAIS DISSEMINADAS

40

COMUNIDADES RURAIS ATENDIDAS

80

ESCOLAS ENVOLVIDAS NAS AÇÕES DO PROJETO

117.760

MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS PLANTADAS

6.442,53

HECTARES DE CAATINGA PRESERVADOS

06

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO CRIADAS

1.647.245

TONELADAS DE CARBONO ESTOCADO NA SERRA DAS ALMAS