06 jun No Clima da Caatinga realiza atividades de conservação em unidade de conservação de Crateús
O projeto No Clima da Caatinga, realizado pela Associação Caatinga, desenvolve uma série de iniciativas que têm como objetivo proteger as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), Unidades de Conservação (UC) de caráter perpétuo, criadas a partir de um ato voluntário de um proprietário de terra. Dentre essas ações, estão o apoio à criação e elaboração do Plano de Manejo das unidades, um documento técnico que determina as estratégias para que a área protegida seja gerida de forma sustentável e adequada.
A RPPN Neném Barros, localizada em Crateús (CE), com 63,16 hectares de extensão, é uma das Reservas que recebem a contribuição do NCC. A área foi criada na segunda fase do projeto, que durou de 2014 a 2016. Durante a fase atual, a Neném Barros recebe ações de implementação do plano de manejo da unidade, que auxiliam na melhoria da gestão, manutenção dos estoques e sequestro de Carbono, bem como todos os serviços ecossistêmicos gerados a partir da preservação dessas áreas.
Uma das ações realizadas pelo NCC foi a abertura das trilhas de acesso ao “Santuário da Barrigudas” dentro da RPPN. Essas trilhas serão utilizadas para visitação e atividades de educação ambiental promovidas pelo proprietário da área, Sr. José Wilmar. A trilha era um sonho do proprietário desde o processo de criação da Reserva, que foi desenhada e projetada ao longo da elaboração do plano de manejo.
A Barriguda (Ceiba glazovii) é uma árvore comum na Caatinga que ocorre em áreas de serras e morros do Nordeste do Brasil. Ela possui esse nome porque a parte central do seu tronco é maior do que a base, assemelhando-se a uma barriga. Isso ocorre porque a espécie acumula água e nutrientes dentro de si, como estratégia para suportar os períodos de seca. A trilha para o “Santuário das Barrigudas” permite a observação dessas árvores, que despertam curiosidade e admiração nos visitantes. Além disso, o percurso até o santuário é repleto de várias outras espécies de plantas nativas da Caatinga, o que possibilita a observação de uma ampla gama de biodiversidade no local.
Confira algumas fotos do Santuário das Barrigudas:
O No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.