mulheres-empreendedoras

Mulheres organizam Feira de Empreendedorismo em comunidade rural de Crateús

A comunidade rural de Tapuio, em Crateús (CE), será palco da “1ª Feira das Mulheres Empreendedoras No Clima da Caatinga”, evento organizado por um grupo de mulheres da região a partir do apoio técnico da Associação Caatinga, organização não governamental de Crateús. O evento será realizado no dia 8 de março, às 18h30, no “galpão do trator”, próximo à igreja da comunidade. A iniciativa promete reunir artesanatos, itens de decoração, cosméticos, comidas típicas e outros produtos confeccionados pelo grupo. 

A feira é resultado do curso “Mulheres Empreendedoras da Caatinga”, iniciativa promovida pelo “No Clima da Caatinga”, projeto realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O curso busca capacitar, fortalecer e empoderar as mulheres que moram nas comunidades rurais do entorno da Reserva Natural Serra das Almas, unidade de conservação de 6.285 hectares gerida pela Associação Caatinga e que está localizada entre Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). 

Marília Nascimento, coordenadora de educação ambiental do projeto No Clima da Caatinga, destaca a relevância da feira: “esse evento não apenas destaca o empreendedorismo das mulheres, mas também fortalece o vínculo comunitário, e promove a sensibilização ambiental. É um passo significativo para o desenvolvimento sustentável na região.” 

O “Curso de Mulheres Empreendedoras da Caatinga” tem reunido mensalmente as mulheres da zona rural de Crateús para debater temas como saúde, gênero, meio ambiente, empreendedorismo, economia popular e solidária, precificação, comercialização, estratégias de venda, dentre outros. Ao todo, o curso terá 60 horas de duração e mais de 30 mulheres estão participando da formação. 

Para garantir o aproveitamento completo do curso, a equipe do No Clima da Caatinga oferece, durante os encontros, um espaço dedicado para atividades infantis onde as mulheres podem deixar seus filhos e filhas aos cuidados da equipe de educação enquanto participam das oficinas. Dessa forma, as mães presentes conseguem se concentrar sem preocupações enquanto as crianças se divertem com brincadeiras e atividades educativas, aprendendo sobre a importância de proteger a Caatinga.