HÁ 23 ANOS ELABORANDO E REALIZANDO PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS EM PROL DA CAATINGA.
A Associação Caatinga (AC) foi fundada no Ceará em 1998 com o apoio do Fundo Samuel Johnson para a Conservação da Caatinga tendo a missão de promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que atua há 22 anos na conservação e valorização da única floresta exclusivamente brasileira, ameaçada e que concentra a maior biodiversidade dentre as regiões semiáridas do planeta.
A instituição atua por meio de 07 linhas de ação: apoio à criação e gestão de áreas protegidas, restauração florestal, disseminação de tecnologias sustentáveis de convivência com o semiárido, educação ambiental, comunicação para a valorização da Caatinga, apoio ao desenvolvimento de políticas públicas socioambientais e fomento à pesquisa.
Nossa missão: “Promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida”.
Tudo começou muito antes de 1998. No ano de 1935 aconteceu uma expedição com o nome “O espírito da Carnaúba” empreendida por Herbert Johnson. Um empreendedor estadunidense que estava em busca de uma nova cera de qualidade. E foi na cera de Carnaúba que ele prospectou essa nova matéria-prima. Então, 63 anos depois dessa primeira expedição, o filho de Herbert Johnson, Samuel Johnson decidiu fazer a mesma jornada que o pai fez até chegar em Fortaleza.
Samuel dedicou essa expedição a duas causas, primeiro ao pai, pelo espírito empreendedor e aventureiro e à carnaúba em forma de gratidão por tudo o que ela representava nos empreendimentos da empresa SC JOHNSON. Nessa mesma ocasião ele cria o Fundo de Conservação da Caatinga e a partir desse fundo a Associação Caatinga inicia sua jornada. Com esse recurso foi criado o primeiro projeto, o de implantação da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), que está localizada na divisa dos municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI) bem no centro do coração da Caatinga.