13 jul Tour virtual RNSA em breve!
Com o objetivo de promover uma experiência imersiva e interessante, o No Clima da Caatinga irá desenvolver o tour virtual pela Reserva Natural Serra das Almas (RNSA). O tour contará com vista aérea e trajetos 360º nos períodos seco e chuvoso das duas estruturas da RNSA, a Sede que está localizada na parte alta da Reserva (Planalto da Ibiapaba), onde se encontra o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) Profa. Maria Angélica Figueiredo, e o Centro Ecológico Samuel Johnson que está situado na parte baixa da Reserva (Sertão de Crateús).
O tour também terá botões interativos contendo informações sobre as áreas da reserva e curiosidades da Caatinga, mostrando a quantidade de animais, plantas e biodiversidade em geral que a reserva abriga. Esse material além de ser útil para todos que queiram conhecer o surpreendente mundo da Caatinga sem sair de casa, pode ser de grande auxílio principalmente em ações de educação ambiental e para turistas que queiram conferir a estrutura da reserva antes de fazer uma visita.
Confira abaixo algumas imagens do tour e se atente às nossas próximas notícias para acompanhar o lançamento!
Reserva Natural Serra das Almas
A Reserva Natural Serra das Almas é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI) administrada pela Associação Caatinga desde 2000. A RNSA é reconhecida, pela Unesco, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela sua interação com as comunidades rurais do seu entorno. A unidade é a maior reserva particular do Ceará, conta com 6.285 hectares de área protegida que resguardam quatro nascentes, espécies ameaçadas de extinção e que contribuem para o escoamento de 1,5 bilhão de litros de água e estoca quase 600 mil toneladas de carbono, além de sequestrar, anualmente, mais de 23 mil toneladas de carbono da atmosfera.
Projeto No Clima da Caatinga
O projeto “No Clima da Caatinga” tem patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e atualmente está em sua quarta fase. Trata-se de um projeto inovador que alia ações de conservação e de desenvolvimento local sustentável, mobilizando a população do semiárido em defesa da Caatinga e promovendo alternativas de geração de renda. O projeto, que está em implementação desde 2011, gera resultados e impactos importantes na melhoria da qualidade de vida da população nordestina, na conservação da Caatinga e na diminuição de efeitos potencializadores do aquecimento global.
O No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.