quantifição-de-carbono

NCC participa de reunião da Petrobras sobre quantificação de carbono

Sandino Moreira, coordenador de educação ambiental do No Clima da Caatinga, viajou ao Rio de Janeiro para participar do primeiro Workshop de Metodologias de Quantificação de Carbono. O evento foi elaborado pela Petrobras e reuniu todos os projetos patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. A ideia do encontro é compartilhar metodologias, desafios e sinergias das organizações para desenvolver um sistema que traga resultados mais precisos sobre a fixação de CO2 nas florestas e solo.

Quantificação de carbono é o método de avaliação utilizado para determinar os teores totais de carbono fixados na compostos orgânicos da natureza (fauna, flora, solo etc). Quando esse processo científico é desenvolvido com qualidade, as organizações ambientais têm mais clareza na hora de analisar os resultados de seus projetos. Por exemplo, quando o No Clima da Caatinga realiza ações de restauração de áreas degradas, é necessário realizar um cálculo matemático para medir a quantidade de CO2 que é sequestrada da atmosfera. O encontro organizado pela Petrobras vem com o intuito de aperfeiçoar essa análise tendo em vista a pluralidade de projetos. Além desse aspecto, outros inúmeras ações serão beneficiadas com essa troca de experiências

Os participantes do evento também visitaram o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES/PETROBRAS) para conhecer o espaço e as ações desenvolvidas pela Petrobras em relação às mudanças climáticas, recuperação de áreas degradadas e temais ambientais em geral.

O projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.