Cartilha sobre Cisterna de Placas: nova edição!

Com objetivo de disponibilizar materiais que incentivam o uso racional e o manejo dos recursos naturais da Caatinga, o No Clima da Caatinga (NCC) está lançando a nova edição da cartilha sobre Cisterna de Placas. A cartilha é um manual usado em capacitações sobre tecnologias sociais e seu conteúdo aborda todo o processo de escolha dos materiais, construção, instalação, limpeza, cuidados e monitoramentos das cisternas. Além disso, também estimula reflexões sobre consumo consciente e boa convivência com o semiárido.

O que é uma cisterna de placas?

Cisternas de placas são grandes reservatórios feitos de placas de cimento que têm capacidade de armazenar até 16.000 litros de água da chuva. Essa quantidade supre as necessidades de uma família de 5 pessoas por até 8 meses e faz uma grande diferença nas épocas de estiagem para comunidades que vivem em regiões semiáridas.


Por que as cisternas são importantes?

Durante os períodos de seca, muitas famílias precisam fazer longas caminhadas para buscar águas em rios ou mananciais próximos. Essa água não costuma passar por tratamento adequado e pode contaminar os indivíduos com doenças ou infecções do trato gastrointestinal. As cisternas chegam para essas pessoas como uma alternativa sustentável, que contribui com a melhoria da qualidade de vida, saúde e bem estar.

Ações do NCC

Através do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto No Clima da Caatinga já distribuiu 88 cisternas de placas para comunidades sertanejas de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).  As comunidades são parceiras do projeto e moram no entorno da Reserva Natural Serra das Almas, unidade de conservação de 6.285 hectares, administrada pela Associação Caatinga desde 2000.

Confira e faça download da Cartilha sobre Cisterna de Placas clicando aqui! 

A cartilha faz parte integrante do Programa de Tecnologias Sustentáveis do Projeto No Clima da Caatinga, que é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.