mulheres-caatinga

Projeto No Clima da Caatinga impulsiona geração de renda e empreendedorismo para mulheres em comunidade rurais

O Projeto No Clima da Caatinga (NCC), que é realizado pela Associação Caatinga (AC) e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, irá promover encontros para capacitar mulheres de comunidades rurais. O público alvo da ação é composto pelas pessoas que moram nas comunidades do entorno da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), unidade de conservação gerida pela AC desde 2000. O objetivo da atividade é promover o empreendedorismo feminino e incentivar o debate sobre a equidade de gênero.

A formação, que será realizada entre os meses de agosto e outubro deste ano, contará com a participação de vinte mulheres e vai debater temas diversos, como: questões de gênero, técnicas de comercialização, empreendedorismo e gestão comercial.“O mais interessante é que, durante o mapeamento do público alvo do curso, observamos que várias mulheres da região que têm vocações produtivas e apresentam um potencial empreendedor são exatamente aquelas que já foram  alcançadas por outras ações do No Clima da Caatinga”, explica Marília Nascimento, coordenadora de educação ambiental da AC. 

Com o objetivo de alinhar conservação ambiental e desenvolvimento rural sustentável, a Associação Caatinga criou e implementou o Modelo Integrado de Conservação da Caatinga, uma estratégia executiva que busca preservar e defender a Reserva Natural Serra das Almas e, ao mesmo tempo, envolver as comunidades rurais da região em projetos socioambientais. Marília ressalta o porquê da estratégia: “acreditamos que é necessário envolver as comunidades sertanejas em nosso planejamento de conservação e buscamos, por meio de nossas linhas de ação, oferecer a essas famílias, condições de convivência com o semiárido aliada a possibilidades de desenvolvimento local sustentável, atrelando, sempre que possível, a conservação da natureza à geração de renda”.

Sobre a Associação Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

A Associação Caatinga trabalha por meio de sete linhas de atuação: apoio à criação e gestão de áreas protegidas; restauração florestal; disseminação de tecnologias sustentáveis de convivência com o semiárido; educação ambiental; comunicação para a valorização da Caatinga; apoio ao desenvolvimento de políticas públicas socioambientais; e fomento à pesquisa.