11 mar Cartilha de Meliponicultura nova edição
Com o objetivo de realizar a capacitação de agricultores para o manejo adequado de recursos naturais, o NCC lançou a segunda edição da Cartilha de Meliponicultura. O material faz parte integrante do Programa de Tecnologias Sustentáveis do Projeto No Clima da Caatinga, realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
O que é meliponicultura?
Meliponicultura é o nome dado à criação racional de abelhas nativas com ferrão atrofiado (conhecidas também como “abelhas sem ferrão”). É uma atividade agrícola sustentável que contribui com a preservação das florestas e polinização de plantas nativas, além de possibilitar a geração de renda para famílias do semiárido. A prática já era realizada pelos povos originários antes mesmo da colonização brasileira, por isso, as abelhas também são conhecidas no Brasil como “abelhas indígenas”.
Por conta das ações danosas do ser humano ao habitat natural dessas abelhas, ocorreram diminuição das espécies de plantas que serviam como fonte de alimento e locais para construir seus ninhos. Desmatamento, queimadas e uso excessivo de materiais sintéticos em atividades agrícolas são os principais responsáveis por essa degradação. Dessa forma, é essencial que hajam atividades que conservem as espécies nativas em suas áreas de ocorrência e a meliponicultura é uma grande aliada para a preservação.
Os produtos derivados dessa produção (mel, cera, própolis e pólen) são ricos em vitaminas e minerais e conhecidos por ter propriedades medicinais. Esses motivos incentivam a procura por criação das abelhas, portanto, a Cartilha de Meliponicultura busca oferecer todas as informações necessárias para que essa prática seja feita de forma correta e responsável. O conteúdo do material explica os passos de forma simples e prática, passando por diversos tópicos, como: a maneira correta de instalar o meliponário e suas estruturas; como lidar com predadores; como coletar e armazenar o mel; a importância das abelhas sem ferrão para a conservação das florestas, entre outros.
Ações do No Clima da Caatinga
Através do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto No Clima da Caatinga desenvolve a meliponicultura em comunidades sertanejas de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). As comunidades parceiras do projeto moram no entorno da Reserva Natural Serra das Almas, unidade de conservação de 6.285 hectares, administrada pela Associação Caatinga desde 2000.
Atualmente, durante a quarta fase de aplicação do No Clima da Caatinga, o projeto irá capacitar e equipar 10 famílias parceiras do projeto com meliponários, com o propósito de fomentar a produção agropecuária e geração de renda na comunidade. Será feita a especialização no manejo da Jandaíra (Melipona subnitida), que é uma abelha sem ferrão nativa da Caatinga que corre risco de extinção.
Se interessou? Aprenda mais sobre essa prática tão importante! Acesse a Cartilha na íntegra clicando aqui.