Compostagem

Compostagem: como funciona?

Todo dia produzimos uma grande quantidade de matéria orgânica em nossas casas. É casca de ovo, resto de café, ervas, cinza, casca de frutas etc. Mas o que todos esses resíduos têm em comum? Eles servem para a compostagem, uma das tecnologias sustentáveis disseminada pelo No Clima da Caatinga.

Para você que não sabe, a compostagem é um processo biológico, através do qual microorganismos e insetos transformam matéria orgânica em uma substância que serve como fertilizante. O composto é obtido a partir de estercos, resíduos domésticos ou qualquer outra fonte de matéria orgânica tratada de maneira especial.

Este processo acontece tanto de forma natural, quanto de forma induzida pelos humanos. A compostagem pode ser realizadas em pilhas no chão ou em composteiras, estrutura de alvenaria onde toda a matéria orgânica é armazenada. Nas comunidades, esses dois tipos são realizados, podendo ser em pequena escala  no quintal das residências ou em grupos, nas composteiras comunitárias em maior escala.

Do ponto de vista agronômico, a compostagem faz com que uma quantidade considerável de nutrientes volte para o solo na forma mineral e orgânica, proporcionando melhorias químicas, físicas e biológicas. Outra vantagem é a fertilização das hortas familiares, que  ocorre de maneira mais efetiva com o uso do adubo orgânico.

Se você quiser entender mais sobre o assunto, leia essa cartilha produzida por nossa equipe:

O projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.