Deilson-Gaga-Barong-Reserva-Natural-Serra-das-Almas

Monitoramento da Caatinga contra crimes ambientais na Reserva Natural Serra das Almas

A Reserva Natural Serra das Almas, unidade de conservação localizada em Crateús, é um tesouro ambiental que demanda atividades de conservação. O projeto No Clima da Caatinga e sua equipe estão empenhados em preservar este santuário natural de maneira abrangente e eficaz.

Os esforços se manifestam em diversas frentes. Realizam-se cursos especializados para os brigadistas, capacitando-os para lidar com situações de emergência. Além disso, investe-se na aquisição de equipamentos de combate a incêndios e na criação de aceiros (faixa do solo onde a vegetação local foi suprimida para evitar o avanço de incêndios). O objetivo é claro: garantir a segurança da biodiversidade única desta unidade de conservação.

A Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) está localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A Reserva possui 6.285 hectares de extensão e representa um papel importante na proteção da biodiversidade local, abrigando várias espécies da Caatinga, incluindo animais ameaçados de extinção. São 234 espécies de aves, 45 espécies de répteis, 625 espécies de plantas, 33 espécies de anfíbios e 45 espécies de mamíferos. 

A preservação dessa área também resguarda quatro nascentes, e contribui para a oferta de serviços ecossistêmicos como o escoamento evitado de 4,8 bilhões de litros de água por ano e o estoque de 1.647.239,37 toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e).

Modernizando Recursos e Fortalecendo o Monitoramento
Com o objetivo de fortalecer o monitoramento da Serra das Almas, o projeto No Clima da Caatinga está modernizando os recursos de comunicação e fortalecendo as estratégias de conservação da unidade. Essas medidas são essenciais para garantir a integridade da área e combater atividades ilegais, como ações de caça.

Por isso, o projeto No Clima da Caatinga está renovando os equipamentos da unidade e reforçando a infraestrutura necessária para enfrentar esses desafios. Desde a atualização de torres de comunicação até a aquisição de novos equipamentos de proteção individual.

Ações de monitoramento proporcionadas pelo projeto No Clima da Caatinga

  • 6.285,38 ha protegidos por ações de proteção e monitoramento;
  • 120 Monitoramentos realizados na Unidade de Conservação;
  • 60 Km de aceiro reformados;
  • 05 km de cerca renovada;
  • 04 kits de brigadas de incêndio adquiridos;
  • 01 torre de comunicação substituída;
  • 07 baterias para sistema de energia solar adquiridas.

Gilson Miranda, coordenador de conservação do projeto No Clima da Caatinga, analisa os avanços e desafios: “apesar do progresso conquistado, reconhecemos que ainda há desafios a serem enfrentados. A pressão humana sobre os recursos naturais, as mudanças climáticas e outras ameaças exigem uma constante adaptação das nossas estratégias de conservação, mas encaramos esses desafios como oportunidades para fortalecer ainda mais nosso compromisso com a proteção da Reserva Natural Serra das Almas e seu entorno”.

O projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.