
20 abr Incentivos Econômicos para a Conservação da Natureza
Os Incentivos Econômicos para a Conservação da Natureza são iniciativas financeiras que visam estimular a preservação das florestas, com o objetivo de promover a integração entre economia e ecologia. Essas ações são incentivadas por governos, lideranças ambientais e organizações dos setores públicos e privados que inserem a conservação do meio-ambiente em suas pautas prioritárias.
A natureza oferece serviços ecossistêmicos, que são benefícios essenciais para garantir o bem estar da vida humana. Dentre esses serviços estão: regulação de clima, produção de alimentos de qualidade, redução da poluição, decomposição de resíduos, entre outros. Isso significa que degradar os ecossistemas, pode reduzir a qualidade de vida em sociedade, gerar prejuízos físicos, materiais, mentais e financeiros. Por isso é muito importante pensar nos Incentivos Econômicos para a Conservação da Natureza, pois eles garantem a interação sustentável entre as atividades humanas e os recursos naturais.
Dessa forma, é interessante utilizar ferramentas de remuneração que estimulem as empresas e instituições a adotarem práticas sustentáveis em suas atividades. Afinal, para além da contribuição ao meio ambiente, essas ações fomentam o desenvolvimento da empresa no mercado, criam uma competição saudável no meio empresarial, possibilitam parcerias e concedem certificações para a empresa, tornando-a referência em sustentabilidade. Esse reconhecimento, por sua vez, facilita a integração das instituições e comunidades tradicionais, pois uma atuação responsável e transparente, contribui para a geração de confiança e parceria.
Alguns exemplos de Incentivos Econômicos para a Conservação da Natureza são:
- Pagamentos por serviços ambientais
- Isenção ou redução de impostos para áreas protegidas
- Concessão de linhas de créditos para projetos ambientais
- Aquisição de créditos de carbono
- Certificações ambientais
Dinheiro, políticas públicas e conservação da natureza. Como equilibrar esses três fatores?
Vamos discutir isso e muito mais na segunda edição do “Seminário sobre Incentivos Econômicos para a Conservação da Natureza”, um encontro que busca instigar a discussão e o debate sobre investimentos públicos e privados em prol do desenvolvimento sustentável da Caatinga, além do intercâmbio entre instituições e ativistas que trabalham pela preservação do meio ambiente.
O evento acontece no dia 25 de abril, das 8:30 às 17h, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Para participar do evento é necessário preencher, até dia XX, a ficha de inscrição disponível NESSE link. Corre que as vagas são limitadas.
Confira mais informações sobre a programação do evento e os convidados clicando AQUI.
Esta é uma iniciativa do projeto No Clima da Caatinga, que é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.