sistema-bioágua

Entenda como o Sistema Bioágua reutiliza até 500 litros de água por dia

É bastante comum usar água potável apenas uma vez e, depois, descartá-la. Isso acontece quando tomamos banho, quando damos descarga ou mesmo na hora de lavar a louça do almoço. Mas o que poucas pessoas pensam é o seguinte: há alguma forma de reutilizar essa água? A resposta para essa pergunta é sim! E o Sistema Bioágua, uma tecnologia distribuída pelo No Clima da Caatinga (NCC), está aí para provar.

Desenvolvido pelo Projeto Dom Helder Câmara e adaptado pelo No Clima da Caatinga, o Sistema Bioágua é uma tecnologia sustentável que filtra até 500 litros da água utilizada no dia a dia dos sertanejos. O processo acontece através de mecanismos físicos e biológicos que retiram os resíduos sólidos do líquido. A água reaproveitada é destinada à irrigação de hortas, plantações e jardins.

Etapas do Sistema Bioágua

Após deixar a casa, a água passa pela caixa de gordura, uma estrutura entre o cano da pia da cozinha e o filtro do bioágua. A função dessa etapa é impedir que a gordura dos utensílios domésticos se misture ao líquido.

Depois da caixa de gordura, a água vai para o filtro, uma estrutura composta por cinco camadas; duas formadas por material orgânico (húmus e serragem de madeira) e três por material inorgânico (areia fina, brita e pedra). Nesse estágio do processo, grande parte das impurezas da água são biodegradadas por uma população de minhocas. O filtro tem capacidade para tratar até 500 litros de água diariamente.

Em seguida há o tanque de reúso, uma edificação subterrânea que acumula até 1770 litros.  Após essa etapa de armazenamento, a água está pronta para passar pela eletrobomba e, finalmente, partir para o seu destino final: a irrigação de plantações, hortas e jardins.

Distribuição de Sistemas Bioágua no sertão

O No Clima da Caatinga já distribuiu cinco Sistemas Bioágua para cinco famílias do interior do Ceará e Piauí. Em 2019, a equipe do NCC também realizou 3 oficinas explicativas sobre o sistema e capacitou 40 pessoas.

Para entender mais sobre o Sistema Bioágua, assista ao vídeo abaixo: