e se as abelhas forem extintas

E se as abelhas forem extintas?

As abelhas são animais polinizadores, ou seja, são responsáveis pela reprodução de várias espécies de plantas. Sem a atuação desses insetos muitos alimentos que consumimos diariamente teriam que ser retirados do mercado. Além disso, a ação das abelhas permite a preservação da vegetação nativa, que serve de alimento para vários animais e promove a conservação dos biomas. Se as abelhas forem extintas, haverão danos em cascata que afetarão  toda a vida humana.

O processo reprodutivo das plantas consiste na transferência das células reprodutivas masculinas (grãos de pólen) para os receptores femininos (estigmas). Essa transferência pode ser feita por fatores como vento, água e animais que se alimentam de plantas. As abelhas fazem parte desses agentes polinizadores que pousam de flor em flor na busca por alimento e transferem grãos de pólen entre as plantas, auxiliando na fecundação. Essa relação é interdependente, pois enquanto as abelhas precisam das plantas para se alimentarem, as plantas também precisam das abelhas para se reproduzirem. 

Após a fecundação, as plantas geram sementes e frutos que serão espalhados pelo vento, gerando novas plantas. Por isso, as abelhas são muito importantes para a recuperação de áreas degradadas e proteção da vegetação nativa dos biomas, haja vista que o processo de polinização permite o reflorestamento dessa vegetação. As plantas nativas também são utilizadas como fonte de alimento de animais herbívoros que, por sua vez, são predados por animais carnívoros. 

A polinização também permite a produção de alimentos que são consumidos diariamente pelos seres humanos. De acordo com o relatório de Avaliação sobre Polinizadores, Polinização e Produção de Alimentos de 2016, mais de 75% das culturas alimentares do mundo dependem dos polinizadores. Sem esses pequenos insetos, nós perderíamos quase tudo que está no nosso cardápio diariamente. Infelizmente, as abelhas sofrem diversas ameaças de extinção por conta de ações humanas como desmatamento, queimadas e uso indiscriminado de agrotóxicos nas plantações.

O que acontece na prática é um efeito cascata. As abelhas polinizam as plantas que se reproduzem e geram alimento para os animais. Os animais que consomem as plantas são predados por outros animais de topo de cadeia. Logo, se as abelhas forem extintas, o efeito cascata também acontecerá negativamente: as plantas não se reproduziriam, não gerariam alimentos e a extinção ocorreria em cadeia, afetando diretamente a humanidade.

Confira aqui ações do projeto No Clima da Caatinga que buscam preservar as abelhas e contribuem para a conservação da Caatinga.

O No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.