27 abr Dia Nacional da Caatinga
Comemora-se neste domingo, 28 de abril, o Dia Nacional da Caatinga. A data foi oficializada em 2003 através de Decreto Federal como forma de homenagear o bioma e relembrar a todos sobre a importância da Caatinga na manutenção do equilíbrio ambiental. Mas ainda existe muito preconceito sobre essa floresta e nós vamos aproveitar o dia de hoje para explicar algumas coisas que talvez você não saiba.
Vamos começar pelo começo. A Caatinga é uma floresta. E essa frase talvez surpreenda muitos de vocês. No pensamento de grande parte dos brasileiros o sertão se resume à imagem de um crânio de boi, solo rachado e o sertanejo sofredor. Mas na verdade a Caatinga é o semiárido mais biodiverso do mundo.
A Caatinga abriga grande quantidade de espécies de animais. Mas ainda tem gente achando que no semiárido só tem calango e cacto. Para essas pessoas, a gente tem um recado: a lista de bichos que habitam a Caatinga é enorme. São 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 de anfíbios e 241 de peixes. E são esses números que tornam esse bioma o semiárido mais rico do mundo.
Chuva na Caatinga não é milagre. Apesar do problema de distribuição de água não ser novidade, a Caatinga tem um período de chuva de aproximadamente quatro meses (janeiro, fevereiro, março e abril) e os níveis pluviométricos chegam a 1000 mm. No caso, o que marca o esteriótipo da seca é a irregularidade das estações chuvosas (em alguns momentos a chuva demora a vir e isso pode causa secas como a descrita no livro “O quinze” da escritora Rachel de Queiroz). Porém apesar disso, tecnologias sustentáveis, como por exemplo as cisternas de placas, foram criadas para driblar essas problemáticas. O sistema bioágua e as barragens base-zero são outras técnicas utilizadas no reuso e armazenamento de água.
Agora, para ilustrar a beleza e riqueza ecológica da Caatinga, convidamos você a assistir esse vídeo produzido em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, aproveite:
O projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.