
08 jul Conheça e Conserve a Caatinga ganha nova edição.
O projeto No Clima da Caatinga, iniciativa realizada pela Associação Caatinga com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, lançou a nova versão do livro “Conheça e Conserve a Caatinga”.
O que é o Conheça e Conserve?
O Conheça e conserve a Catinga é um material que tem como objetivo desmistificar o senso comum que as pessoas têm sobre a Caatinga, que costuma ser retratada como uma floresta pobre, seca e sem biodiversidade. O conteúdo do livro aborda desde a formação geológica da caatinga nos tempos pré-históricos até os dias atuais, passando por temas como fauna, flora, hidrografia, temperatura, clima, relevo, entre outros. Também mostra curiosidades interessantes e comenta sobre a relevância dos serviços ecossistêmicos fornecidos pelo bioma.
Por que a educação ambiental é importante?
As ações de educação ambiental são fundamentais para a preservação da natureza, pois proporcionam a difusão do conhecimento e contribuem para a conscientização. A falta de informação sobre a caatinga durante os anos foi muito prejudicial para a biodiversidade e fortaleceu ações de degradação da vegetação e dos solos, o que resultou em transformações negativas das condições de vida nessa região e potencializou processos de desertificação.
O livro é escrito com linguagem compreensível, para atingir desde profissionais da educação que queiram utilizá-lo como material didático, até amantes da natureza que buscam conhecer mais sobre o bioma por uma fonte confiável..
Confira o material na íntegra e faça download clicando aqui!
Ações do NCC
Através do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto No Clima da Caatinga já alcançou 82.235 pessoas com ações de educação ambiental e já envolveu 80 escolas nas realizações do projeto. Grande parte das atividades são feitas com as comunidades sertanejas parceiras do projeto que moram nos nos municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), no entorno da Reserva Natural Serra das Almas, unidade de conservação que possui 6.285 hectares e é administrada pela Associação Caatinga desde 2000.