Após capacitações do projeto No Clima da Caatinga, da Associação Caatinga, famílias do Piauí recebem Forno Solar e Fogão Ecoeficiente

Além de facilitar a vida dos moradores do semiárido, tecnologias sustentáveis ainda conservam a Caatinga

O Projeto No Clima da Caatinga (NCC), da Associação Caatinga, avançou mais uma etapa na propagação do uso de tecnologias sustentáveis em comunidades do Ceará e Piauí. O projeto, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, dissemina as tecnologias com o objetivo de facilitar a rotina dos sertanejos que vivem no semiárido brasileiro e realiza capacitações com o objetivo de assegurar o uso correto das tecnologias.

Para Gilson Miranda, Coordenador de Conservação do No Clima da Caatinga, o objetivo do uso das tecnologias sustentáveis, além de facilitar a vida dos moradores da região, permite a conservação da Caatinga. “A nossa proposta é contribuir para a mitigação de efeitos potencializadores do aquecimento global, a adaptação climática de comunidades envolvidas, a proteção dos recursos hídricos, das florestas e do tatu-bola por meio de ações de conservação do nosso bioma”, destacou.

Fogão Ecoeficiente
Cerca de 85% das famílias que moram nas zonas rurais utilizam a lenha para cozer alimentos. A madeira tem papel fundamental em certas comunidades do Nordeste, e seu uso indevido provoca ameaças como a erosão do solo, a produção excessiva de CO2 e a extinção da fauna e flora local. A economia em lenha do fogão ecoeficiente é essencial para combater o desmatamento, já que essa técnica também faz uso de biomassas como gravetos, sabugos de milho e cascas de árvores para fazer fogo.

Na caatinga do Piauí, 100 pessoas receberão o Fogão Ecoeficiente e começarão a usar até o final de junho. No total, 120 pessoas foram capacitadas. Estima-se que os fogões ecoeficientes têm economia de 53,4% a 64% no consumo da lenha. Por usarem uma câmara de combustão ecológica, estes fogões aumentam significativamente a eficiência da queima da lenha, reduzindo seu consumo e a emissão de gás carbônico.

Forno Solar
A tecnologia do Forno Solar proporciona o uso racional e o manejo de recursos naturais como a água, o solo e a biodiversidade, garantindo uma agricultura sustentável, com melhorias na oferta de alimentos, na qualidade de vida, na geração de renda e para a conservação do meio ambiente. O Forno Solar é capaz de cozinhar qualquer alimento sem dificuldade, não usa gás, nem lenha, nem energia elétrica: o calor que cozinha o alimento vem diretamente do sol.

A Associação Caatinga vai entregar os fornos para 60 famílias das comunidades de Bebedouro, Camará, Jatobá Medonho e Cana Brava. 106 moradores receberam capacitações nesta tecnologia.

Projeto no Clima da Caatinga
As ações de restauração florestal, educação ambiental, capacitações e de tecnologias sustentáveis do projeto No Clima da Caatinga já recuperaram 16 nascentes e 69 hectares de reservas legais e áreas de proteção permanente entre o Ceará e o Piauí. Três novas reservas naturais foram criadas e duas tecnologias sustentáveis certificadas. No total, 3300 famílias foram envolvidas, mais de 1600 pessoas capacitadas em tecnologias sustentáveis e 500 educadores em ações de educação ambiental sensibilizando mais de 20 mil alunos de 40 comunidades diferentes.