03 maio Visita de alunos da Escola Johnson à Reserva Natural Serra das Almas
17 alunos e três professores da Escola de Ensino Fundamental e Médio Johnson realizaram uma visita, entre os dias 25 e 28 de abril, a Reserva Natural Serra das Almas para conhecer mais sobre a produção de sementes e mudas nativas da Caatinga. A visita faz parte do plano de gerenciamento do viveiro de mudas que está em construção no colégio. Os estudantes foram capacitados “in loco” por profissionais do No Clima da Caatinga para desenvolverem a produção de plantas no viveiro de maneira autônoma.
Antes da visita propriamente dita, Olavo Vieira, analista ambiental do No Clima da Caatinga, foi até a Escola Johnson, na quinta-feira (25) para facilitar uma palestra sobre manejo de mudas aos alunos. Na sexta-feira (26) os 17 estudantes partiram para a Reserva Natural Serra das Almas. Durante o final de semana, o grupo conheceu a história da Associação Caatinga e desenvolveu a parte prática da produção de mudas; com oficinas, coletas de sementes, identificação de espécies da flora da Caatinga etc
Desde novembro de 2018 o viveiro está em processo de construção. A previsão de entrega do aparelho é para meados de 2019. Quando terminado, o viveiro será utilizado pelos alunos para a produção de mudas nativas da Caatinga, desde a germinação até a colheita. Todas as plantas serão comercializadas e o lucro obtido será reinvestido na própria escola.
Esse projeto surgiu a partir de uma concessão da United Way Worldwide (UWW), organização filantrópica presente em mais de 41 países ao redor do mundo e da SC Johnson, empresa multinacional que doou US$ 250 mil para instalar painéis solares que irão gerar 100% da energia da Escola Johnson.
Para incentivar a comercialização das mudas, a Escola Johnson, em parceria com a Associação Caatinga e a Júnior Achievement, também irá criar uma empresa júnior onde esses jovens irão aprender sobre empreendedorismo, comércio e ecologia. A gestão do viveiro e da empresa júnior será rotativa. À medida em que os alunos inseridos no projeto se formem, novos estudantes serão convidados para participar da atividade.
Uma união antiga
A Associação Caatinga surgiu através do Fundo de Conservação da Caatinga criado em 1998 por Samuel Johnson, ex-presidente da multinacional S. C. Johnson & Son, empresa que ajudou a construir a Escola Johnson no Ceará. A construção do viveiro é uma forma de aproximar a AC dos projetos da empresa no Brasil.
O Projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.