seminario-de-recuperacao-hidroambiental

No Clima da Caatinga participa do IV Seminário de Recuperação Hidroambiental

Daniel Fernandes, coordenador geral do No Clima da Caatinga, esteve em Sergipe para participar do IV Seminário de Recuperação Hidroambiental, evento realizado pelo Opará, projeto patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. Ao longo da programação, Daniel integrou a mesa redonda “Futuro das Florestas”. Na oportunidade, falou sobre a situação da Caatinga perante a atual situação ecológica do Brasil. O seminário foi realizado entre os dias 11 e 13 de novembro na Universidade Federal de Sergipe.

Durante a mesa redonda, Daniel esteve ao lado de Alexandre Uezu, coordenador geral do Projeto Semeando Águas (projeto que também é patrocinado pela petrobras), e de Thadeu Ismerim, coordenador técnico do Projeto Opará. Além disso, o seminário contou com palestras e minicursos sobre recuperação de solos, ferramentas para avaliação da qualidade da água, educação ambiental, recuperação de nascentes e irrigação.

Segundo Daniel, eventos como esse fortalecem os projetos socioambientais. “A gente compartilha nosso conhecimento, nossa experiência acumulada ao longo de vinte anos de atuação e também aprende bastante com os demais projetos que, na sua grande maioria, criam soluções e alternativas criativas para a convivência com o semiárido”, declarou.

No decorrer do evento houve o lançamento do livro “Opará” e de um vídeo com ações as desenvolvidas ao longo dos dois anos da instituição. O projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

Conheça os projetos Opará e Semeando Águas

O projeto “Opará: águas dos rio São Francisco” realiza ações em parceria com a Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco Canoa de Tolda e Universidade Federal de Sergipe (UFS). O objetivo do projeto é promover a recuperação de áreas degradadas da Caatinga com atividades de restauração florestal, educação ambiental, monitoramento hídrico e pesquisas na região semiárida nos estados de Sergipe e Alagoas, na bacia hidrográfica do rio São Francisco, Jacaré e riacho Mato da Onça.

O projeto “Renascendo” busca proteger e conservar a Bacia Hidrográfica do Baixo São Francisco através da recuperação da biodiversidade e da disseminação de conhecimentos ambientais.O objetivo é melhorar a convivência da população nordestina com o semiáridos e garantir a proteção de nascentes, o uso racional da água e as matas nativas.